Gabriela - Como as universidades lidam com as desigualdades socioeconômicas na hora do vestibular?
Como as universidades lidam com as desigualdades socioeconômicas na hora do vestibular?
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Escrito por: Gabriela Woolf de Oliveira Lopes
O aprendizado de cada candidato pro vestibular, ao longo da vida, pode ter sido muito diferente para cada um. Há pessoas que, até na infância, tiveram que trabalhar duro, o que acaba fazendo com que não tenham ido muito à escola, tendo que faltar muitas aulas para ajudar familiares em casa. Enquanto isso, tem outras pessoas que tiveram uma ótima qualidade de estudo ao longo dos anos.
Por isso e muitos outros motivos, existem as cotas, ou seja, quando o candidato do vestibular consegue provar que, ao longo dos anos escolares, passou por dificuldades no acesso ao ensino, conseguindo entrar no sistema de cotas.
Na minha opinião, o sistema de cotas ajuda muito no problema da desigualdade socioeconômica no ingresso para as universidades. O único problema é que fica mais difícil entrar em universidades públicas para quem está fora do sistema de cotas. Mas estudantes que tiveram uma boa qualidade de ensino, ainda com menos vagas por conta do sistema, têm uma certa facilidade a mais no vestibular do que quem não teve um bom acesso ao ensino.
Fontes:
https://www.scielo.br/j/aval/a/4TXZQd4JLzHvcBLpDvbhBks/
:: Lei de Cotas para o Ensino Superior ::
Minibiografia:
Minha preferência de leitura é comédia romântica, contando sobre a história de vida de alguma adolescente, como: “O verão que mudou minha vida”, “Para todos os garotos que já amei”, “Minha vida fora de série” e outros. Minha preferência em gênero de texto é o expositivo, que consiste em artigos, notícias, resumos escolares e verbetes de dicionários.
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